Observações de uma semana: a possibilidade da transformação através de ações pequenas

Durante uma semana do meu trabalho como Semillera na igreja Irmãos Menonitas do Chocó, anotei ações pequenas que observei cada dia que, para mim, mostram como os irmãos e irmãs da igreja, o ministério social e a fundação agrícola trabalham para a transformação da sociedade.

Sábado: Istmina é uma das sete igrejas da denominação regional e tem uma iniciativa de trabalho de infância apoiada por CCM. O programa trabalha com aproximadamente 50 crianças em um bairro marginalizado. Nesse dia elas aprenderam que devemos celebrar nossas diferenças e reconhecer que todos somos criados à imagem de Deus. As crianças também fizeram bonecos e o programa lhes ofereceu um lanche.

Domingo: Esse dia participei do culto na igreja de Éfeso, uma nova igreja dos Irmãos Menonitas em Istmina. Na escola dominical estão estudando como ser uma igreja sanadora e acolhedora com um currículo criado por CEAS (Coordenação Eclesial pra Ação Psicossocial). Esse domingo analisaram como criar espaços na igreja para que as pessoas possam expressar sua dor. Uma das irmãs da igreja havia passado por uma situação muito difícil nessa mesma semana e toda a igreja a escutou e orou por ela.

Mónica Mosquera faz trabalho administrativo no escritório de Fagrotes.

Segunda-feira: Fagrotes, a Fundação Agropecuária Tecendo Esperança, tem um escritório em Istmina onde trabalham várias pessoas da igreja. Seu trabalho administrativo faz possível o trabalho da fundação de apoiar as pessoas nas comunidades rurais a cultivar arroz e cacau.

Terça-feira: Fagrotes também tem uma granja em San Antonio onde cultivam arroz e cacau, mantêm um moinho para processar o arroz e realizam oficinas com os agricultores. Esse dia alguns estudantes da Universidade Eastern Mennonite em Estados Unidos visitaram a granja para conhecer o trabalho da fundação e ajudaram a limpar a terra para que a fundação possa plantar mais arroz.

Quarta-feira: Fora do trabalho do ministério social e da fundação agrícola, também vejo a possibilidade de transformação social na hospitalidade dos irmãos e irmãs. Esse dia o pastor e a pastora da igreja invitaram às semilleras e as estudantes dos Estados Unidos para jantar na sua casa. Juntos jantamos arepas de milho doce e conversamos e aprendemos mais de cada pessoa.

Cachoeira fora da Comunidade de Bebedó no Rio San Juan (Foto de Riley Swartzendruber)

Quinta-feira: Não somente pode ter transformação nos momentos de trabalho mas também nos momentos de descanso e recreação. Com uns irmãos da igreja e os estudantes visitantes, visitamos uma cachoeira linda ao lado do Rio San Juan. Nadamos e descansamos depois de uma manhã de trabalho nas granjas de cacau.

Sexta-feira: Esse dia visitamos uma granja de cacau de um agricultor que sofre de vários problemas de saúde e não consegue manter bem sua granja ultimamente. Os estudantes puderam aprender mais de como podar e manter árvores de cacau e essas horas de trabalho serviram para limpar e podar uma parte da granja para que se possa produzir mais cacau.

Sábado: As irmãs da igreja prepararam arroz de milho, comida tradicional da região, para arrecadar fundos para uma irmã que tem tido muitos gastos médicos. Fizeram cerca de cem porções para vender. Durante as ultimas semanas também venderam outros tipos de comida com esse mesmo propósito.

Não acredito que a ação individual tenha um impacto grande na sociedade, mas que pode ter um impacto em uma pessoa e todas essas ações juntas me mostram a possibilidade de imaginar uma sociedade mais justa e pacifica e de tomar passos pequenos ou as vezes grandes para fazê-la uma realidade. Esses espaços de reconhecer a dor e a injustiça, de apoiar às pessoas com necessidades, de ensinar aos meninos, a desfrutar da beleza natural, me mostram a criatividade das pessoas de construir novas possibilidades pra comunidade. No intercâmbio, ao compartilhar generosamente com os demais, acredito  sim que podemos ser transformados e trabalhar para transformar nossas comunidades também.    

Por: Carrie Vereide